Animaniac's Vila Matilde: Av Pasteur, 50 Vila Matilde - (11) 3053-1667
Animaniac's Tatuapé: Rua Monte Serrat, 1.090 Tatuapé - (11) 2091-9113
Animaniac's Mooca: Rua Juventus, 467 Mooca - (11) 2066-1616

Alimentação vegana para os pets é benéfica?

Veganismo é uma postura moral contra o consumo de qualquer tipo de produto ou alimento que seja de origem animal e a ideia de que os animais não devem ser tratados como produtos por serem dotados de emoção. Diante disso, existe muita curiosidade em saber se uma alimentação vegana pode ser saudável e adequada para o cão e o gato.

Ao escolher uma dieta para os pets, deve-se levar em consideração os nutrientes do alimento ao invés dos ingredientes, para promover saúde e bem estar a eles.

Com a chegada da dieta comercial no mercado pet, os cães e os gatos podem comer diariamente a quantidade de nutrientes necessários para a manutenção de uma dieta e saúde equilibrada.

Os gatos são carnívoros obrigatórios. Como característica do instinto predatório – mesmo que sejam bem alimentados – às vezes caçam pequenos animais.

A nutrição dos gatos deve fornecer os aminoácidos essenciais, e este equilíbrio pode ser encontrado nas rações industrializadas específicas para gatos, visto que a adição de taurina na matéria-prima das rações dos felinos é obrigatória. Além disso, ela é somente encontrada em proteína animal, pois está associada a funções de extrema importância no organismo deles.

Portanto, oferecer a ração industrializada, de qualidade e específica para felinos contribui para o crescimento, a reprodução, a longevidade e a saúde geral dos gatos.

Os cães são onívoros e podem se adaptar a uma dieta vegetariana balanceada. Existem algumas comerciais completamente vegetarianas para cães e, para a maioria dos tutores, é a maneira mais segura de alimentá-los.

Uma pesquisa com 86 cães vegetarianos na Alemanha, Suíça e Bélgica mostrou que mais de 50% dos cães foram alimentados com dietas deficientes em proteínas, aminoácidos essenciais, zinco, vitaminas D e B12. Também não existe ainda nenhum estudo comprovando a relação da alimentação vegana ou vegetariana com expectativa de vida.

Cães e gatos vivem na companhia dos seus tutores e é muito comum que compartilhem o mesmo alimento que as pessoas comem em algum momento do dia. Portanto, não é estranho que comam vegetais e frutas, mas a decisão por uma dieta totalmente vegana deve ser acompanhada e orientada por um médico veterinário ou nutrólogo animal para a manutenção de uma vida saudável.

Ser vegano é uma opção e filosofia de vida do tutor e não do pet. Certamente, se oferecido uma alimentação com carne ou frango e outra vegana para um cão ou um gato, eles irão preferir a dieta com proteína animal.

Tatiana Machado Calamita é diretora clínica do Hospital Veterinário Animaniac’s e conselheira fiscal da ABHV.