Animaniac's Vila Matilde: Av Pasteur, 50 Vila Matilde - (11) 3053-1667
Animaniac's Tatuapé: Rua Monte Serrat, 1.090 Tatuapé - (11) 2091-9113
Animaniac's Mooca: Rua Juventus, 467 Mooca - (11) 2066-1616

O que você (leitor) precisa saber na hora de escolher seu cão ou gato?

A chegada de um animal em casa pode causar muitas mudanças na rotina da família . A alegria e , ao mesmo tempo , a ansiedade em ter um amigo de quatro patas pode gerar desconfortos futuros , por isso os  tutores precisam lembrar  de alguns detalhes essenciais. bbb
Segundo a  organização mundial de saúde estima-se  que só no Brasil , existam mais de 30 milhões de animais abandonados entre eles 10 milhões são gatos e 20 milhões são cães.
A população de cães e gatos de rua é formada por animais perdidos,  abandonados ou que são deixados soltos pelos tutores por longos períodos.
Geralmente o maior número de abandono é no primeiro ano de vida do animal , devido as mudanças na rotina do tutor.
Muitas pessoas não estão preparadas para responsabilidade de ter um pet, embora na maioria das vezes , ele faça parte da família.
Para muitos, a decisão de adotar ou comprar um pet é tomada de forma precipitada , deixando a emoção agir antes da razão . Eles , independente de cão ou gato , necessitam de espaço, passeios freqüentes , alimentação adequada e de qualidade , banhos , vacinas , medicações , visitas ao médico veterinário ,acessórios e , em alguns casos , necessidade de adestramento para poder ter uma vida social .
O tempo é muito importante,  pois quando ignorados, alguns adquirem comportamentos desagradáveis para chamar a atenção , como fazer as necessidades em local errado.
Sempre devemos lembrar que o pet depende exclusivamente de seus tutores , como membros da família , levando em consideração que a expectativa de vida pode chegar á mais de 15 anos com facilidade.
Quando escolhemos um pet de estimação é importante antes obter informações sobre as particularidades de cada raça , como temperamento , adaptação ao espaço que ele ficará  e sempre  tentar conciliar a mesma energia  com a nossa.
Alguns questionamentos são importantes para esta nova etapa como , saber o porque querer um pet e quanto tempo do seu dia conseguirá ficar ao lado dele ; se tem um suporte financeiro para oferecer um bom padrão e qualidade de vida a ele e se todos da casa concordam com a decisão.
Possuir um pet de estimação é uma decisão importante que , na grande maioria das vezes , mudará a vida da família , que conhecerá um amor incondicional, que não exige nada em troca , e uma fidelidade eterna .
Será uma boa decisão adquirir um pet?
Sim , com certeza, será uma das melhores decisões de sua vida , uma experiência incrível.
Aproveite cada dia , cada hora , cada minuto com seu companheiro ! Este tempo será muito valioso e fará a diferença na sua vida e de sua família …

Dra Camila Gusson 

Médica veterinária graduada pela universidade metropolitana de Santos ; aprimoramento em cirurgia e clínica médica  no VCA em Denver , CO ;  pós graduada em cirurgia de tecidos moles ; atualmente trabalha no setor de cirurgia geral e ortopedia do hospital veterinario Animaniacs