Animaniac's Vila Matilde: Av Pasteur, 50 Vila Matilde - (11) 3053-1667
Animaniac's Tatuapé: Rua Monte Serrat, 1.090 Tatuapé - (11) 2091-9113
Animaniac's Mooca: Rua Juventus, 467 Mooca - (11) 2066-1616

Pet no Apartamento? É possível, mas tem que se planejar!

24174570_851772774985597_3043087410834146764_nSempre que decidimos comprar ou adotar um pet, existem questões importantes que devem ser planejadas, principalmente em espaços reduzidos como nos apartamentos. É importante que o ambiente seja adaptado e que existam locais para dormir, comer, fazer suas necessidades além de ambientes com enriquecimento para brincadeiras e redução do estresse.

Hoje em dia diversos itens estão disponíveis no mercado como brinquedos que liberam alimento aos poucos e arranhadores que ajudam a entreter e prevenir o sedentarismo nos nossos queridos companheiros. A utilização dessas ferramentas para deixar o ambiente mais atrativo é também essencial para diminuir a chance de ocorrer ansiedade por separação, uma alteração comportamental que leva nossos pets a latir e chorar, que pode prejudicar o convívio com os vizinhos.

É preciso verificar no condomínio se existem restrições ao pet. Muitos locais só permitem que eles circulem nas áreas comuns e nos elevadores no colo por exemplo. Outro ponto muito importante é a segurança, o uso de telas nas sacadas e janelas é imprescindível.

Vale lembrar que precisamos dedicar algum tempo do nosso dia para praticarmos exercícios físicos e brincadeiras para diminuir o sedentarismo e prevenir a obesidade.

Além de todos esses cuidados é essencial que nossos pets estejam vacinados e com prevenção sempre atualizada contra vermes, pulgas e carrapatos pois eles estão cada vez mais perto da nossa família. Por isso é sempre recomendado que sejam feitas avaliações de rotina com o médico veterinário de sua confiança.
De maneira geral, é possível sim com alguns cuidados, ter nossos tão carinhosos companheiros em um ambiente saudável e cheio de alegria para toda a família.

Texto escrito para a Revista Bella Mooca por: Dra Maira Montalvão
Médica Veterinária graduada pela UNESP.
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela UNESP .
Pós graduanda do curso de especialização em cardiologia veterinária.
Trabalha no setor de Clínica Geral do Hospital Veterinário Animaniacs Tatuapé .