Assim como os humanos, os pets também sofrem com dores musculares e ósseas. Na medicina humana, a Ortopedia é a área dedicada aos estudos e cuidados de ossos, articulações, ligamentos, tendões e músculos. Na veterinária não é diferente: o Ortopedista animal é o profissional que diagnostica e trata doenças e traumas dessas mesmas estruturas.

Com o intuito de promover bem-estar e qualidade de vida aos animais, essa especialização ganha cada vez mais relevância, promovendo alívio para os pets no trato de diversas patologias, desde aquelas provenientes de acidentes até de doenças crônicas. O conhecimento específico nesta área facilita a escolha do tratamento e leva, de maneira eficaz, à solução e conforto das condições estressantes do animal.

As doenças do sistema locomotor, principalmente em cães, compreendem de 15% a 35% dos atendimentos em clínicas veterinárias. Sabemos que muitos pets são agitados e curiosos e, mesmo aqueles mais tranquilos, estão sujeitos a sofrer quedas. Ou, em outras situações, podem se envolver em brigas, atropelamentos ou sofrer fraturas em função da idade avançada.

As alterações ortopédicas mais comuns em animais domésticos são as fraturas e luxações traumáticas, artroses (degenerações articulares), lesões ligamentares e doenças do disco intervertebral. As lesões agudas ou graves que acontecem subitamente, geralmente, em virtude de um trauma – queda, acidente e afins – necessitam de tratamento imediato e cirúrgico. A correção cirúrgica é essencial para manutenção do eixo e funcionalidade dos ossos envolvidos, sem comprometimento da postura, marcha e funcionamento de órgãos relacionados.

Já, as lesões menos graves como: torções, luxações e degenerações articulares, de caráter progressivo, muitas vezes, podem ser tratadas apenas com medicações anti-inflamatórias e/ou analgésicas, além das sessões de acupuntura e fisioterapia.

A identificação precoce e tratamento com um especialista evita casos de cronificação dos quadros, dor irreversível, comprometimento de ossos e estruturas, infecções e contaminações ósseas e, até mesmo, amputação de membros. Se seu pet apresentar algum sinal de dor que se reflete em claudicação (manqueira), impotência funcional do membro afetado (não usar a pata), dores diversas, dor na coluna, dificuldade de ficar em pé, dificuldade de caminhar, dificuldade de andar ou algum tipo de fratura óssea, recomenda-se procurar atendimento ortopédico imediato.

O Hospital Veterinário Animaniac’s possui uma equipe de especialistas, tanto Ortopédicos quanto na área de Reabilitação, para que seu pet esteja sempre saudável e sem dor.

E neste mês de junho estamos em campanha de conscientização sobre a importância da prevenção em Ortopedia. Agendando uma consulta ortopédica até o dia 30/06, seu pet terá direito a uma Avaliação de Reabilitação com a nossa equipe especializada em cuidados e prevenção de lesões.

Traga seu pet e tire suas dúvidas!