Animaniac's Vila Matilde: Av Pasteur, 50 Vila Matilde - 11 2653-1667
Animaniac's Tatuapé: Rua Monte Serrat, 1.090 Tatuapé - 11 2091-9113
Animaniac's Mooca: Rua Juventus, 467 Mooca - 11 2066-1616

Acupuntura

foto_especialidadesTécnica que possui milênios, sendo praticada já antes de Cristo.

É originária do oriente, não se sabe ao certo em que país, porém os primeiros ocumentos escritos descrevendo-a eram chineses. Diz a lenda que a acupuntura veterinária foi descoberta quando um cavalo em guerra foi atingido num ponto, por uma flecha. Notou-se melhora após o acontecido, desde então foram descobrindo-se milhares de pontos que podem melhorar a saúde dos animais.

Atualmente a acupuntura é praticada em todas as espécies animais, dentre elas cães, gatos, aves e até peixes. Podemos hoje utilizar diversas técnicas, e com auxílio de diversos aparelhos elétricos, à laser e etc

A acupuntura foi reconhecida pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), como especialidade desde de 1995. Hoje ela é uma ciência, com pesquisas sendo feitas no Brasil e no mundo e já com comprovação estatística de eficácia.

Como funciona?
Ela é baseada na estimulação de pontos , que podem movimentar a energia vital do corpo, chamada pelos acupunturistas de ” De Chi”.

Por outro lado, os pontos de acupuntura, histológicamente têm maior número de terminações nervosas, são irrigados por uma quantidade maior de arteríolas e vênulas.
Ao estímulo do ponto temos uma leve inflamação local que melhora a circulação ( pela dilatação das arteríolas e vênulas ) em pontos estratégicos do corpo além disso a liberação de opióides endógenos, a endorfina, causa sensação de alívio da dor.

Nos pontos destinados ao tratamento de coluna, conseguimos através da eletroacupuntura esgotar todo ATP das fibras musculares ao redor da vértebra, fazendo com que a musculatura relaxe, descomprimindo a porção nervosa. Esgotando o ATP das fibras nervosas, conseguimos a analgesia. As últimas pesquisas indicam também que a eletroterapia também pode fazer com que células se reproduzam com maior velocidade e que liberem enzimas capazes de barrar a inflamação local. Todos estes fatores fazem com que a acupuntura tenha altos índices de recuperação em tetraplegia e paraplegia
Quais doenças podem ser tratadas?
A acupuntura pode ajudar no tratamento de todas as doenças, porém destacamos para as doenças osteo-musculares e de sitema nervoso central e periféricos.
Algumas doenças que podem ser tratadas:

  1. Hérnias de disco
  2. Tetraplegia e paraplegia
  3. Cinomose
  4. Paralisia facial
  5. Displasia coxo-femural
  6. Alergia atópica
  7. Pós-operatório de cirurgias ortopédicas

A acupuntura dói?
Em casos de dores muito agudas, a acupuntura pode causar um incômodo, quando aplicadas próximas ao local afetado. Em casos extremos temos como driblar a dor, realizando acupuntura com laser e utilizando outros aparelhos como ultrassom.