FALE CONOSCO
Resultados de Exames
Hit enter to search

Endocrinologia

Endocrinologia

A Medicina Veterinária está em crescente evolução na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças em cães e gatos. Atualmente, podemos contar com profissionais especializados em diversas áreas como, por exemplo, a Endocrinologia. Essa especialidade é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios (glândulas endócrinas).

As doenças endócrinas mais frequentes são: diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina), hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireoide), hipertireoidismo (produção excessiva dos hormônios tireoidianos), hiperadrenocorticismo (produção excessiva dos hormônios produzidos pela adrenal), hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pela adrenal) e obesidade, que pode trazer uma série de consequências negativas na vida dos animais de estimação.

Alguns dos sintomas relacionados a essas doenças são: beber muita água e urinar exageradamente, apresentar um apetite exacerbado, ganhar ou perder peso excessivamente, apresentar distensão abdominal, sonolência, lesões de pele recidivantes e alopecia.

Para estabelecer o diagnóstico de uma endocrinopatia ou desordem metabólica, é necessário uma avaliação completa do paciente, na qual se deve incluir a história clínica do animal, exame clínico detalhado, exames complementares de laboratório e de imagem, dosagens hormonais e testes funcionais.

Perguntas frequentes

Sim, a obesidade é fator de risco para diversas complicações, como o desenvolvimento de diabetes mellitus (principalmente em gatos), problemas ortopédicos, aumento de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), problemas ortopédicos, alterações cardiovasculares, entre outros, além de reduzir a expectativa de vida dos nossos amigos.

Sim, existem doenças hormonais que podem predispor os animais a ganharem peso, como o hiperadrenocorticismo e o hipotireoidismo, por exemplo.

Sim, diversas doenças podem elevar os níveis de gordura no sangue, por isso é muito importante a dosagem de colesterol e triglicérides periodicamente.

Sim, nossos amigos também podem desenvolver diabetes mellitus, por isso, fique atento aos sintomas da doença que são: beber muita água, urinar muito, perder peso e aumentar o apetite (em uma fase inicial) ou diminuir o apetite (em uma fase mais avançada da doença).

Algumas doenças hormonais podem aumentar o apetite, sendo necessário uma correta investigação para detectar se há algum problema de saúde ou se é apenas comportamental.

Não, existem diversas doenças que podem levar os animais a apresentarem esses sintomas. Dentre as doenças mais comuns, temos o diabetes mellitus (DM). Além do DM, existe outra doença muito frequente que é o hiperadrenocorticismo. Outras alterações como, por exemplo, problemas nos rins, fígado e infecções também podem causar esse tipo de sintomas. É de extrema importância a avaliação para detecção correta do que está acontecendo e fazer o tratamento necessário.

Para avaliar a condição corporal do cão e do gato usamos uma escala de 1 a 9, sendo que 1 é para um animal muito magro e 9 para muito acima do peso. O score corporal ideal está entre 4 e 5. Se a condição corporal estiver dentro do ideal, você conseguirá palpar as costelas sem cobertura adiposa excessiva; observando de cima, a cintura é observada atrás das costelas e o abdome é retraído quando visto de lado.

Mooca

  • moocaR. Juventus, 467 – Mooca – SP
  • 11. 2066-1616
  • 11. 99536-8995

Tatuapé

  • tatuapé R. Monte Serrat, 1090 – Tatuapé – SP
  • 11. 2091-9113
  • 11. 93800-7620

Vila Matilde

  • vila matilde Av. Pasteur, 50 – Vl. Matilde – SP
  • 11. 3053-1667
  • 11. 93800-7601

Fique por dentro das novidades do Animaniac’s

× Agende uma consulta