Animaniac's Vila Matilde: Av Pasteur, 50 Vila Matilde - (11) 3053-1667
Animaniac's Tatuapé: Rua Monte Serrat, 1.090 Tatuapé - (11) 2091-9113
Animaniac's Mooca: Rua Juventus, 467 Mooca - (11) 2066-1616

Cardiologia

foto_cardiologiaOs animais de estimação também estão sujeitos a doenças do coração, cujas causas sào diversas. Muitas delas vão se instalando lentamente como a hipertensão arterial (pressão alta), cardiomiopatia dilatada e cardiomiopatia hipertrófica e, em seu curso temporal, podem não apresentar sintomas.

Entretanto, a grande maioria leva a um quadro clínico conhecido como INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, no qual o coração perde a capacidade de bombear o sangue numa quantidade e velocidade adequadas à necessidade do organismo. Nesse estágio, são comuns os sintomas de tosse seca, cansaço fácil, arroxeamento das mucosas (cianose) a até desmaios.

Antigamente, a Medicina Veterinária nào dispunha de especialistas nem de meios diagnósticos para diferenciar as mais diversas patologias cardíacas, o quê induzia a tratamentos nem sempre eficazes.

No entanto, graças ao avanço tecnológico, os médicos veterinários já podem contar com exames sofisticados para o diagnóstico correto das patologias cardíacas, como ECODOPPLERCARDIOGRAMA, ELETROCARDIOGRAMA e Holter.

 

Cada exame fornece uma gama de informações que se complementam e auxiliam o clínico de pequenos animais a escolher o tratamento mais adequado, diminuindo significativamente o uso incorreto de medicações
por falhas num diagnóstico preciso.

Há diversas indicações clínicas para uma avaliação completa, como por exemplo:

Avaliação pré-cirúrgica
Hipertensão arterial (pressão alta)
Desmaios e convulsões
Arritmias
Intolerância a exercícios
Tosses secas
Arroxeamento de mucosas (cianose)

Além destas indicações, devemos levar em conta a idade e a predisposição racial às doenças do coração. A avaliação cardiológica deve ser feita anualmente à partir dos 6 anos nos animais de estimação, mesmo sem a presença de sintomas.

Afinal de contas, PREVENIR É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!!!!