Você já ouviu falar que a saúde começa pela boca? Com os pets essa frase se encaixa perfeitamente, pois o cuidado frequente com a boca dos animais é fundamental para o bem-estar e a manutenção de sua saúde como um todo.

Quando pensamos em nossa saúde bucal, a primeira coisa que vem à cabeça é escovar os dentes. Pois saiba que essa prática também é necessária aos cães. Restos de alimento podem ficar presos entre os dentes do pet, provocando o desenvolvimento de bactérias, mau hálito, gengivite, tártaro, entre outros problemas, e a escovação é o principal método para evitar essas doenças.

Uma das queixas mais comuns que leva os tutores a buscarem o serviço de odontologia veterinária é o mau hálito, pois, além de desagradável, esse problema pode ser sinal de uma doença mais grave e deve ser acompanhado por um especialista.

Estima-se que 80% dos cães desenvolvam doenças periodontais antes dos dois anos de idade e que apenas 10% dos tutores escovem os dentes de seus bichinhos. Por isso, não espere que seu amigo peludo apresente uma complicação bucal para buscar um dentista veterinário. As consultas devem ser regulares para garantir a saúde integral do seu pet.

Hoje temos à disposição uma ampla variedade de produtos para escovação dentária dos pets, entre eles, escovas, cremes dentais e outros itens que facilitam a vida do tutor e do animal.

Escovação diária e visitas rotineiras ao veterinário são a melhor maneira de garantir o bem-estar do pet e evitar doenças. Além disso, há uma grande oferta de rações e petiscos específicos para a espécie, bem como brinquedos destinados à limpeza de tártaro, que são grandes auxiliares na prevenção contra o acúmulo de alimentos.

Todo tutor gosta de saber que seu amigo está saudável e contente. Por isso, mais do que buscar um tratamento imediato em caso de problemas, é fundamental tomar medidas para prevenir o surgimento de doenças.

Por esse motivo, neste mês de Abril estamos em campanha para conscientização sobre os cuidados com a saúde bucal dos pets e prevenção diária necessária.

Conte com a equipe de médicos veterinários do Hospital Veterinário Animaniac’s, sempre de prontidão para sanar todas as dúvidas sobre esses e outros cuidados para a saúde integral e bem-estar de seu pet. Agende já uma consulta.