Associada ao mês de outubro, a cor rosa já se tornou um símbolo da prevenção contra o câncer de mama, tipicamente o que mais mata mulheres no país. Mas, o que muitos não sabem é que cães e gatos também podem ser acometidos pela doença.

Cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem tumores mamários, sendo que 85% apresentam comportamento maligno. O câncer de mama ocorre em função de um distúrbio hormonal e são grandes as chances de uma fêmea não-castrada com mais de nove anos de idade desenvolver a doença.

Por isso que a castração é eficaz como meio de prevenção, pois evita os picos hormonais que ocorrem durante o cio das fêmeas. Quanto antes for a castração, melhor o índice de prevenção. Se for realizada antes do primeiro cio, por exemplo, as chances de evitar o câncer de mama são de 99%. Como a incidência de casos é alta, o melhor é prevenir.

Sabemos, porém, que novas diretrizes estão sendo estudadas, uma vez que alguns trabalhos científicos sugerem consequências indesejáveis no caso da castração muito precoce como: incontinência urinária na fase adulta, obesidade e pets de porte grande com problemas articulares.

Portanto, a melhor indicação seria a intervenção cirúrgica entre o primeiro e segundo cio, com redução de efeitos colaterais, mantendo o benefício da redução do câncer de mama. Quando o animal é castrado, as oscilações hormonais não ocorrem e, assim, as chances do câncer de mama diminuem.

Outro ponto importante é não usar anticoncepcionais, pois eles aumentam a probabilidade do desenvolvimento da doença.

Uma dica simples e essencial para a auxiliar na prevenção é aproveitar o momento de coçar a barriguinha do seu pet para observar se não há nenhum carocinho presente. É possível ainda palpar todas as mamas para verificar se há qualquer anormalidade. Assim, caso seja encontrada qualquer alteração, consulte o médico veterinário para uma avaliação profissional.

Se você é tutor de uma cadelinha ou gatinha, leve-a a uma das unidades do Hospital Veterinário Animaniac’s ou do NAVE – Núcleo de Atendimento Veterinário durante o mês de outubro, pois estaremos realizando a avaliação de castração em fêmeas.

Aproveite e agende agora uma consulta, pois prevenção é um ato de amor!