A pele é o maior órgão do corpo dos humanos e dos pets também. Ela é responsável por várias funções como regulação de temperatura, proteção imunológica, percepção sensorial, produção de vitamina D, além de atuar como uma barreira entre o animal e o meio ambiente. Na maioria das raças, a pele é quase totalmente coberta por pelos, como principal forma de proteção do animal contra os raios solares e o frio.

Cães e gatos estão susceptíveis a várias desordens dermatológicas ao longo de suas vidas. Essas enfermidades podem ser primárias, ou seja, oriundas da própria pele, ou reflexo de processos patológicos de outros órgãos. Tais alterações podem se manifestar em pele, mucosa, orelhas, unhas e pelos.

Entretanto, como muitos tutores possuem dúvidas sobre os cuidados com a pele e pelagem, acreditando em mitos que podem prejudicar a saúde dos cães, estamos promovendo neste mês de maio uma ação especial para destacar o trabalho e a importância da especialidade Dermatologia, com o objetivo de impactar positivamente a saúde e bem-estar dos animais.

Assim como em humanos, problemas dermatológicos ocorrem por variados motivos e, se não forem bem tratados, podem gerar transtornos ainda maiores nos pets.

As dermatopatias representam cerca de 30% do atendimento clínico dos nossos animaizinhos. A mais frequente é a dermatite alérgica às picadas de pulgas, seguida pela atopia e hipersensibilidade alimentar. As piodermites (infecções bacterianas da pele) também são bastante frequentes por surgirem como consequência a outras doenças de pele.

Por isso, é importante o acompanhamento por um profissional especializado, que está preparado para diagnosticar as diversas alterações da pele e recomendar os tratamentos mais eficazes para cada caso.

O setor de Dermatologia do Hospital Veterinário Animaniac’s conta com uma equipe de profissionais capacitados para avaliar seu pet e auxiliá-lo da melhor forma possível durante todos os dias do ano.

E, agendando uma consulta dermatológica até o dia 30/05, seu pet terá direito a:

  • Exame físico completo de pele e de ouvidos
  • Exame parasitológico de raspado cutâneo
  • Exame parasitológico do cerúmen
  • Teste de lâmpada de Wood
  • Citologia de lesões cutâneas

A nossa equipe de especialistas aguarda vocês!