Sabemos hoje da importância do diagnóstico precoce para o tratamento de diversas doenças, como é o caso do câncer de próstata, o tipo mais comum entre homens do mundo inteiro. Para incentivar a realização dos exames preventivos dessa doença, foi idealizado o movimento Novembro Azul. E, por não ser mais uma exclusividade dos humanos, instituímos o Novembro Azul Pet.

Cães e gatos machos também são acometidos por essa enfermidade, por isso também dedicamos o mês de novembro para a conscientização aos tutores de animais de estimação levantarem a bandeira da prevenção. Nos animais domésticos, a prevalência dessa doença está aumentando consideravelmente, o que reforça a necessidade de falarmos sobre o assunto.

A crescente incidência, principalmente da Hiperplasia Prostática Benigna, que é o aumento bilateral do tamanho da próstata, acomete quase que 100% dos cães não castrados, durante o avançar da idade. Não excluindo as Prostatites Bacterianas (infecções), os Cistos Prostáticos e o câncer propriamente dito.

A castração é o principal método de prevenção, salientando que 90% das doenças de próstata podem ser evitadas com a castração do pet ainda no primeiro ano de vida. Sem a castração, aproximadamente 80% dos cães apresentam distúrbios de próstata na idade adulta a partir dos 8 anos. O sucesso do prognóstico está associado ao diagnóstico precoce, com o auxílio de exames laboratoriais, cardiológicos, de imagem e consultas clínicas periódicas. Os sintomas mais comuns apresentados pelos cães são: dificuldades para defecar, incontinência urinária, constipação, perda de peso e diminuição do apetite.

O Hospital Veterinário Animaniac’s conta com uma equipe disponível 24 horas por dia para auxílio, esclarecimento de dúvidas, orientação e avaliações preventivas. Consulte-nos para verificar condições especiais na campanha Novembro Azul Pet.