O tumor de mama é uma das doenças mais comuns na Medicina Veterinária, afetando fêmeas, em sua maioria, como também machos.

Cadelas adultas e idosas são mais predispostas à doença, enquanto gatas possuem maior malignidade: aproximadamente, 90% dos tumores mamários em gatas são malignos (em cadelas, esse número gira em torno de 50%).

Muitas vezes, os nódulos são descobertos em consultas clínicas já como múltiplas lesões, mesmo não sendo este o principal motivo da visita. Por isso, a consulta de rotina deve ser um hábito adotado pelos tutores, pois não é sempre que se consegue palpar ou visualizar tais alterações nos animais. Nesses casos, o veterinário é o único profissional capaz de realizar uma avaliação completa e fiel na prevenção ou na programação do tratamento dos tumores de mama.

Como dica aos tutores, é importante atentarem-se e criarem o hábito de, eventualmente, palpar a região das mamas de suas cadelas e gatas, procurando possíveis carocinhos fora do normal. Também é recomendável nunca utilizarem medicamentos que evitam prenhez, pois podem causar ou até mesmo acelerar o crescimento de tumores.

A palpação digital da cadeia mamária realizada pelo médico veterinário em consultas de rotina pode identificar pequenos nódulos ajudando na detecção precoce. O sucesso no prognóstico está associado ao diagnóstico precoce e tratamento correto, sendo o procedimento cirúrgico (mastectomia), frequentemente, o de primeira escolha.

A castração precoce é reconhecida como a principal forma de prevenir o tumor de mama, com alta porcentagem de sucesso antes do primeiro cio (por volta do 6 a 9 meses de idade), e bons resultados entre o primeiro e o segundo cio.

Apoiando o movimento do Outubro Rosa, o Hospital Veterinário Animaniac’s estará com condições especiais para castração e mastectomia durante todo o mês de outubro.

E lembre-se, prevenção é um ato de amor! Agende uma consulta e traga seu pet em uma de nossas unidades.